Pensamentos sobre o Sacerdócio I

Caros amigos, para sua reflexão um excelente artigo do amigo e irmão no episcopado Dom Henrique Soares: 

O nosso único Sacerdote é Cristo Jesus. Ele, fazendo-se homem, tornou-se nosso Pontífice (nossa ponte) e Mediador. Como Deus e homem verdadeiro, ele é a ligação entre o Pai e a humanidade. Portanto, é a partir do Sacerdote perfeito e único do Novo Testamento que temos de compreender tanto o sacerdócio do Antigo quanto aquele sacerdócio ministerial presente na Igreja desde as suas origens. 
Antes de entrar na meditação do texto de Hebreus gostaria de recordar-lhe uma coisa: no Antigo Testamento Israel é um povo todo sacerdotal. No meio das nações e em nome de todas as nações, o povo santo de Deus deveria viver uma vida prática e cultual que fosse um verdadeiro sacrifício de louvor a Deus em benefício de todos os povos da terra (cf. Ex 19,5-6; Is 43,20-21). Desde o início era esta a bênção e a missão de Israel, povo vindo de Abraão: “Por ti todos os clãs da terra serão abençoados” (Gn 12,3). Por isso Deus afirma tantas vezes ao povo: Sois uma nação santa, sois um povo consagrado a mim, eu só a vós escolhi dentre todos os povos, sois um reino de sacerdotes. No entanto, no meio deste povo todo sacerdotal havia uma tribo (de Levi) e, nesta tribo, um clã (de Aarão) especialmente responsáveis pelo culto. Pelo ministério da tribo de Levi e do clã de Aarão o povo sacerdotal podia exercitar de fato o seu sacerdócio. Assim, o sacerdócio dos levitas e dos descendentes de Aarão em nada se opunha ao sacerdócio do povo de Israel: um estava em função do outro. 
Ora, esta mesmíssima estrutura é encontrada no Novo Testamento: Jesus é o único Sacerdote, o Sacerdote perfeito e eterno (cf. Hb 7,20-25; 8,1-3.6). Mas, dando-nos o seu Espírito no Batismo e nos fazendo participantes do seu mistério pascal na Eucaristia, ele nos uniu à sua missão, fazendo de nós um povo sacerdotal: “Cristo fez de nós um reino se sacerdócio para Deus seu Pai!” (Ap 1,6). Isso aparece de modo implícito na 1Cor 10,16s; 12,2-30 e em Ef 2,14-16; 4,4-6.11-13 e Cl 1,18.24; 3,15, quando São Paulo afirma que somos membros do Corpo de Cristo e todos bebemos do seu único Espírito (cf. 1Cor 12,13); aparece também em Rm 12,1-2, onde o Apóstolo nos convida a que nos ofereçamos como uma hóstia viva agradável a Deus. Aparece ainda de modo explícito na 1Pd 2,9 e no Ap 1,6, que chamam os cristãos de povo sacerdotal. Então, o único sacerdócio de Cristo em nada é afetado quando dizemos que todos nós participamos do seu único sacerdócio, pois que bebemos todos do seu único Espírito, graças ao Batismo e demais sacramentos. O sacerdócio único e perfeito de Cristo atua no mundo através do seu povo santo, que é a Igreja, toda ela povo sacerdotal. 

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo