Acontecimentos que Marcaram a Vida Eclesial da Diocese de Foz do Iguaçu nos últimos 2 anos


Caro leitor e seguidor do blog,  ao concluirmos o ano de 2012, completarei dois anos (30/12/2012) como Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu.

Apresento aqui alguns acontecimentos que marcaram a vida eclesial diocesana neste período.

01 – O início do Diaconado Permanente – embora já tão difundido na Igreja, aqui em Foz notou-se uma grande resistência para tanto, mas vencidas estas, temos na Escola São Felipe quatro candidatos indo para o 2º ano. Além disso possuímos uma Pré Escola aqui de onde sairão os futuros alunos, nela acompanhamos este ano 14 candidatos. Ainda mais, sou o grande incentivador nesta Província Eclesiástica para a criação da Escola Diaconal em Cascavel, tudo promete que já se inicie em 2013.

02 – Aqui, eram chamados de MAC – Ministros Auxiliares da Comunidade e tinham um mandato indefinido, muitas vezes causando problemas nas Paróquias. Conforme documentos da Igreja passamos a denominá-los como MESC – Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. Além disso estipulamos o 1º mandato de 04 anos podendo renovar por mais 04 anos, aqueles que fossem admitidos a partir de 2011. Já os que estão antes disso, tiveram seus mandatos renovados até final de 2014, quando então servirão em outra atividade na Igreja.

03 – Em 2011 se vivia o último ano do 11º Plano da Ação Evangelizadora da Diocese e mesmo recém chegado na Diocese conseguimos elaborar o 12º Plano da Ação Evangelizadora e com grandes inovações, dando à esta Igreja Particular novos caminhos e oportunidades de ação.

04 – Tínhamos aqui os chamados Vicariatos, contudo, não existia uma compreensão muito clara das Pastorais que faziam parte de tais Vicariatos. Criamos assim as Comissões Diocesanas, ou seja, são 12(doze) Comissões dentro das quais estão bem situadas as Pastorais afins.

05 – Bom, quando se fala então das Obras da Catedral nova, aliás, das obras da Catedral, pois a diocese ainda não possuía uma Catedral. Trata-se de um projeto arrojado e caro, mas estamos prosseguindo com coragem e muito trabalho e nos alegra muito ver os avanços nestes dois últimos anos.

06 – O Seminário Menor está localizado em Medianeira, cerca de 50 Km de Foz, situado em Zona Rural, mas a partir de 2013 está sendo transferido para Foz onde será possível dar um melhor acompanhamento e formação aos seminaristas menores e assim prepará-los para os próximos passos a serem dados.

07 – Tivemos também em 2012 a ordenação de um sacerdote para esta Diocese, Pe. Leandro Blasius.

08 – Apesar de nossa carência de sacerdotes, conseguimos liberar um padre para a Ação Evangelizadora.

09 – Dia 16/12/2012 – criação Paróquia Nossa Senhora das Graças, desmembrada da Catedral e Paróquia Nossa Senhora da Luz. No território da nova Paróquia estão presentes quase todas as Universidades de Foz do Iguaçu, inclusive a Nova Unila com atendimento previsto para 30 mil alunos.

10 – Formação da Pastoral Presbiteral.

11 – A Diocese de Foz acolheu neste ano quatro grandes Congressos, onde as Pastorais Diocesanas organizaram com grande êxito: O 17º Encontro de Marketing Católico; O Encontro entre Católicos e Muçulmanos – cujo tema refletiu sobre a figura de Maria; O Encontro Nacional da Pastoral da Criança; e O Encontro Nacional da Renovação Carismática Católica e o 1º Encontro Mundial da Juventude da Renovação Carismática.

12 – Uma organização da Liturgia Diocesana, para uma maior compreensão do Sagrado, organizou-se o CCA – Pastoral dos Coroinhas, Cerimoniários  e “Acólitos”.

13 – Na área da Comunicação, nossa Diocese estava extremamente defasada, criou-se o Site da Diocese, muito bem elaborado e se resgatou o Jornal Diocesano parado já por vários anos, o nome do Jornal é PRECURSOR DIOCESANO. Além disso, ainda contratamos uma pessoa de período integral que nos ajuda a pensar o melhor neste sentido. Também foi instituído na Diocese duas vezes por ano o Café com a Imprensa – No início da Quaresma e lançamento da Campanha da Fraternidade e Final de ano na Campanha do Natal, tem sido excelente experiência.

14 – Encontros de Formação permanente para todo o Clero, duas vezes por ano, além de duas reuniões por ano com todo o Clero. Café com o Clero Diocesano, duas vezes por ano e também duas vezes no ano com os religiosos, antes do café a oração das laudes e bate papo.

15 – Em 2012, iniciei as Visitas Pastorais. Foram oito paróquias visitadas, todas das áreas pastorais 2 e 3, sendo: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itaipulândia), Paróquia Sagrada Família de Nazaré (Ramilândia), Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Missal), Paróquia São Miguel (São Miguel do Iguaçu), Paróquia Santo Antônio (Santa Helena), Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças (Medianeira),  Paróquia São José Operário (Céu Azul) e Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Serranópolis do Iguaçu).

Que a luz da fé no Cristo Salvador nos ensine a amar como Ele nos amou. Feliz e abençoado Natal e que o novo ano que se aproxima seja marcado pela fé, amor, esperança, em comunhão com a juventude.




Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo