A Igreja particular à luz da Teologia - II


II. A eucaristia e a Igreja local 

            É com referência às assembléias eucarísticas que o Novo Testamento fala em “igrejas”: povo reunido pelo Pai através do Filho no Espírito para escutar a Palavra e dizer “Amém”, tornando-se povo da aliança no corpo de Cristo. Assim, em cada celebração a Igreja torna-se visível como povo convocado, santa convocação,ekklesia. Há, então, uma única Igreja de Cristo que se manifesta local e concretamente em comunidades particulares reunidas para a eucaristia! A esta comunhão dos fiéis na Palavra e no Corpo de Cristo, dá-se o nome de Igreja local. 
            Esta “localização” da Igreja é própria e essencial para o cristianismo: é aí que a graça do Pai, pelo Filho no único Espírito atinge concretamente o espaço humano (territorial, cultural, existencial). A Igreja local é a resposta concreta a um Evangelho escutado na própria situação cultural, de modo que a vida divina toca cada momento e cada mínimo da experiência humana! Aí, então, a máxima localidade torna-se expressão da máxima universalidade da Igreja, na sua vocação à visibilidade histórica, da sua encarnação cultural e existencial! No entanto, é necessário ressaltar que se a Igreja é local, vive num local, não é, no entanto, determinada pelo local, mas pelo Cristo, no qual ela está radicada, localizada (= em Cristo). 


Texto: Dom Henrique Soares

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