Ontem, dia 3012/11, na Festa da Sagrada Família, celebrei um ano de presença na Diocese de Foz do Iguaçu.
Na homilia recordei momentos da homilia de posse. Eis alguns trechos que retomei:
- Vim tomar posse para servir e não para ser servido. O serviço supõe diálogo, faz acontecer o anúncio . Disse que toda autoridade vinda de Deus é serviço aos outros e não garantia de si mesmo.
- Desejo viver a proximidade com os padres e com os padres partilhar o ministério apostólico. Padres, sejam antes de tudo "homens de Deus", profundamente marcados pela fé, alegres e apaixonados por Jesus Cristo e pela Igreja.
- Leigos, promovam um laicato amadurecido, responsável, com a missão de anunciar e fazer visível o Reino do Senhor.
- Ao falar de meus pais, disse: Depois de Deus a família é para mim o tesouro mais preciso. Obrigado pela fé que de vocês recebi (meus pais Maria e Clemente celebrarão Bodas de Safira- 65 anos de Vida Matrimonial- dia 15/2/2012).
- A missão na cidade é urgente e necessária. É preciso ser ousado ... ter compaixão, sentir com os doentes, idosos, dependentes químicos, pobres... que são espaços de sofrimento.
- Comunhão é união de diferentes, jamais oposição e separação; que suscita participação e, mais ainda, corresponsabilidade Pe. Almeida).
- Devermos fazer tudo como se tudo dependesse de nós; confiar totalmente em Deus como se tudo dependesse dele (Leão Magno).
Dom Dirceu