MISSÃO CONTINENTAL


O informativo paroquial Clarim do Anjo, da Paróquia Anjo da Guarda- Cachoeira- Almirante Tamandaré, entrevistou Dom Dirceu Vegini, bispo Auxiliar de Curitiba e Bispo referencial da Região Episcopal Norte (REN), sobre o encontro realizado na Paróquia Santa Teresinha de Lisieux- Colombo, no dia 17 de abril de 2010, com a presença da equipe arquidiocesana da dimensão missionária e de 150 pessoas, representando as 40 paróquias, tendo com tema a Missão Continental.

Regina: Dom Dirceu, qual é o objetivo da Missão Continental?

Dom Dirceu: A Missão Continental tem como objetivo resgatar a dimensão missionária da Igreja, com renovação de nossas comunidades para atingir todos os batizados afastados da comunidade eclesial. Queremos uma Igreja em estado permanente de missão. Isso exige conversão pessoal e pastoral dos bispos, padres, diáconos, agentes de pastoral, enfim de todos os evangelizadores. A conversão pastoral leva a evangelizar os diversos setores da comunidade e da sociedade. Assumir com coragem profética o que propõe o o nosso XVI Plano da Ação Evangelizadora: Evangelizar promovendo a Dignidade da Pessoa, Renovando a Comunidade, participando da construção de uma Sociedade justa e solidária.

Regina: Como assumir a dimensão missionária?

Dom Dirceu: Somos interpelados no modo de viver a nossa fé, no modo de organizar nossa pastoral. O discípulo deve ser protagonista ativo. A dimensão missionária deve impregnar toda a nossa pastoral e ação evangelizadora. Queremos que todas as pastorais sejam essencialmente missionárias.Assim a Comunhão e Missão serão frutos da Participação de todos- num só coração

Regina: O que fazer na Paróquia?

Dom Dirceu: Convocar todas as pessoas coordenadoras das pastorais e com elas assumir o caminho do discípulo missionário (formação). Aproveitar o Tempo Pascal para refletir o caminho percorrido pelos Discípulos de Emaús (Cf Lc). É preciso reencantamento e conversão dos Agentes da Pastoral, com destaque à Palavra e retiros espirituais. É preciso fortalecer o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP). A renovação do CPP exige atitudes novas do Pároco, o qual deve ser um autêntico discípulo missionário que vive o constante desejo de buscar os afastados e, além disso, ser animador de novas lideranças (DA e Diretrizes do Regional Sul II). O CPP visa promover a Pastoral Orgânica através da integração, comunhão e formação de lideranças, pastorais , organismos e movimentos- Cf Diretrizes citadas.

Regina: E o êxito da missão...

Dom Dirceu: O Êxito da missão não depende do esforço humano, mas da presença viva do Senhor Ressuscitado. A missão sem resultados significa a não união com Cristo, a não escuta de sua Palavra. É preciso ouvir sua palavra e lançar a rede no lugar certo e do jeito certo (Cf evangelho do III Domingo da Páscoa) Muitas vezes o nosso agir pastoral se parece com o dos discípulos: caminhamos na escuridão. Sem contar com a Luz do Ressuscitado, nos perdemos. É preciso reencontrar Jesus Cristo, reencantar-se com Ele e avançar, conscientes de que Ele nos pede amor Incondicional.

Regina: Deixe uma palavra final aos nossos leitores

Dom Dirceu:
Sem amor a Jesus não avançaremos na missão. E preciso intimidade com Ele. O amor é essencial para que o Reino aconteça no despojamento, na entrega total, no cuidado de todos, especialmente dos rostos sofridos que doem em nós (DA): pobres, doentes, presos etc. É preciso deixar a fé morna, abandonar o medo. Não podemos ter medo de anunciar o Ressuscitado. É preciso sonhar de novo, pois os sonhos são motivadores.

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo