Sobre o Episcopado


02/06/2006 - 02/06/2014 


Oito anos de Ordenação Episcopal. Foi um dia muito especial na minha vida de cristão e de ministro de Cristo. Agradeço, ao Senhor, que me julgou digno de tal Ministério, e peço a você, que me acompanha aqui no blog, que me ampare com suas orações, para que o meu ministério seja exercido para a edificação do Rebanho de Cristo Jesus.



Eis o que diz o Rito de Ordenação: 


“Quanto a ti, Irmão caríssimo, escolhido pelo Senhor, lembra-te de que foste tirado dentre os seres humanos e colocado a serviço deles nas coisas de Deus. O Episcopado é um serviço e não uma honra; o Bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado que pelas honrarias recebidas.


Conforme o preceito do Senhor, aquele que é maior seja como o menor, e aquele que preside, como o que serve. Prega a palavra de Deus, quer agrade, quer desagrade. Admoesta com paciência e desejo de ensinar. Orando e oferecendo o sacrifício pelo povo que te foi confiado, procura haurir copiosamente da plenitude do Cristo as riquezas da graça.

Na Igreja que te é confiada, distribui com prudência e guarda fielmente os mistérios de Cristo. Escolhido pelo Pai para dirigir sua família, lembra-te sempre do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas e é por elas conhecido, e que não hesitou em dar a vida pelo rebanho.

Ama com amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus te confiou, especialmente os presbíteros e diáconos, teus colaboradores no serviço de Cristo, e também os pobres e doentes, os peregrinos e imigrantes. Exorta os fiéis a colaborarem contigo na missão apostólica, e não recuses ouvi-Ios de boa vontade. Mostra um zelo incansável pelos que ainda não pertencem ao rebanho de Cristo, como se fossem entregues a ti pelo próprio Cristo.

Não te esqueças de que fazes parte do Colégio dos Bispos no seio da Igreja universal unida pelo vínculo da caridade. Desta maneira, estende tua solicitude pastoral a todas as comunidades cristãs, sempre disposto a ajudar as mais necessitadas.

Vela, pois, por todo o rebanho dos fiéis a cujo serviço te coloca o Espírito Santo, para reger a Igreja de Deus: em nome do Pai, de quem és imagem entre os fiéis; em nome do Filho, cuja missão de mestre, sacerdote e pastor exerces; e em nome do Espírito Santo, que dá vida à Igreja de Cristo, e fortalece a nossa fraqueza”. 

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo