Estudo bíblico-catequético para Santa Maria Mãe de Deus


1. Hoje é a Oitava do Natal do Senhor. Neste dia, a Igreja recorda a Mãe do Menino e a proclama Theotókos: Mãe de Deus.

=> Se na Noite do Natal contemplávamos o Menino na sua pobreza, hoje proclamamos que este Menino é o Deus perfeito.

=> "Mãe de Deus" significa que o Menino gerado da Virgem Maria na sua natureza humana é, na verdade, uma Pessoa divina, a segunda da Trindade. Então, Maria é Mãe de Deus-Filho feito homem. Melhor esclarecendo: Quem Maria gerou no seu ventre? Maria gerou Deus-Filho. Mas, Deus não pode ser gerado por uma mulher! Deus-Filho foi gerado por Maria na sua natureza humana, que ele assumiu para nossa salvação.

=> No Oriente, os cristãos proclamam: "Verdadeiramente é digno bendizer-te, ó Mãe de Deus!/ Bem-aventurada, imaculada para sempre, Mãe do nosso Deus!/ Mais venerável que os Querubins/ e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins!/ tu, que conservando tua integridade,/ deste à luz o Verbo de Deus!/ tu és na verdade Mãe de Deus!/ Nós te glorificamos!"

=> A Solenidade de hoje que insistir em que a única Pessoa divina do Filho eterno assumiu de verdade a natureza humana, e não só em Maria, mas de Maria (ex Maria): de verdade recebeu de alguém da nossa raça aquilo que é nosso: a natureza humana criada. Negar a Maria o título de Mãe de Deus é negar que haja uma só Pessoa divina em Jesus e, assim, negar a nossa salvação. Se Maria não puder ser chamada de Mãe de Deus, então é porque em Jesus há duas pessoas: uma divina e outra humana, filha de Maria. Se fosse assim, esse Jesus humano não nos poderia salvar porque não seria Deus!

=> Diz o Catecismo: "Aquele que ela gerou do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne não é outro que o Filho eterno do Pai, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos)" (n. 495).



2. Hoje se comemora ainda o Santíssimo Nome de Jesus, pois o Evangelho desta Missa diz: "Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido".

=> Leia Mt 1,21. Como o Anjo explica o significado do nome "Jesus"?

=> Em hebraico diz-se "Yeshuah": O Senhor é salvação. Na Bíblia, quando Deus dá um nome a alguém, indica uma missão que lhe confia. Veja alguns exemplos: Abraão (= Pai de uma multidão - cf. Gn 17,5s), Pedro (= pedra - cf. Mt 16,18), João Batista (O Senhor da a graça - cf. Lc 1,13). Assim, no nome do Menino, já aparece claro qual será a sua missão: trazer a salvação do Pai a toda a humanidade! 



3. Do mesmo modo, Igreja recorda neste Dia a circuncisão de Jesus: "Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido" - assim termina o Evangelho da Missa de hoje.

=> Circuncidado, Jesus passa a fazer parte do Povo de Deus, da raça dos descendentes de Abraão. Leia Gn 17,9-14.

=> Em Jesus, legalmente descendente de Abraão pela circuncisão, Deus cumprirá as promessas feitas a nossos pais. Leia Gn 12,1-3. Jesus é a Descendência de Abraão por excelência: dele vem a bênção para "todos os clãs da terra". Leia Gl 3,16. 



4. Hoje também é Dia Mundial da Paz. Foi o Papa Paulo VI que estabeleceu que o início do Ano Civil, que coincide com a Oitava do Natal, tenha também este sentido. Solicitou a ONU que promovesse tal data e assim foi feito.

=> É uma idéia propícia, pois o Menino nascido é o Príncipe da Paz. Recorde a primeira leitura da Missa da Noite do Natal:"Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas".

=> Além do mais, a Salvação que o Menino traz nos reconcilia com Deus e nos dá o Shalom verdadeiro. Leia Is 53,5; Jo 14,27; 20,19-23; Ef 2,14. 



5. As leituras da Missa procuram exprimir toda esta riqueza de conteúdos do dia de hoje:

=> Na primeira leitura, a Igreja deseja evocar o início do Ano civil suplicando para nós a bênção de Deus. Três vezes é invocado o santo Nome do Senhor sobre nós: "O Senhor te abençoe... O Senhor faça brilhar... O Senhor volte para ti..."

=> Já sabemos quem é este Senhor e qual o seu Nome: é Jesus, que significa "O Senhor salva!" Assim, começamos o Novo Ano debaixo do Nome santo de Jesus!

=> Ainda nesta leitura, suplica-se como dom maior a paz, isto é, o Shalom de Deus para os dias de 2008. Tomando a súplica que pede que o Senhor faça brilhar o seu Rosto, reze o Salmo 4: "Senhor, levanta sobre nós a luz da tua Face!"



6. A segunda leitura é profunda:

=> São Paulo faz um admirável resumo do plano da salvação: (a) Ele se deu segundo um tempo determinado: "o tempo previsto" ou, melhor ainda, "a plenitude dos tempos".

=> Esse plano consiste no Pai enviar o Filho para que recebêssemos o seu Espírito de Filho e, assim, pelo Batismo, possamos chamar de "Pai - Abbá" o nosso Deus. Em outras palavras: Jesus veio para nos fazer filhos como ele é o Filho; veio para nos dar a natureza divina, fazendo-nos herdeiros do céu. E isto é obra do Espírito Santo. Releia a segunda leitura, descobrindo estes elementos.

=> O Filho veio como simples homem, nascido de Mulher. Aqui entra a presença da Virgem Maria: ela está bem no centro do plano salvífico: estará como promessa no momento da Queda (cf. Gn 3,15), na Encarnação (cf. Lc 1,26-37), na Cruz (cf. Lc 2,33-35; Jo 19,25-27), no Cenáculo (cf. At 1,12-14) e no Final (cf. Ap 12,1-6). Ela é a Mãe de Deus!



7. O evangelho recolhe também várias idéias do dia de hoje:

=> Os pastores encontram o Menino com sua Mãe. Isto aparece de modo ainda mais profundo em Mt 2,11. Aí os Magos encontram "o Rei dos judeus que acaba de nascer" (cf. Mt 2,2) com a sua Mãe. Na tradição oriental e bíblica, a Mãe do Rei é a rainha, a gebirá. Leia, por exemplo 1Rs 2,13-20. Jesus é o novo Davi, o novo Salomão. No seu Reino, há uma gebirá, uma Mãe do Rei: a Virgem Mãe de Deus! 

***Visão Cristã

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo