“Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à Luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, na Renovação Paroquial rumo ao Reino definitivo.”
Este é o objetivo geral do nosso Plano Diocesano da Ação Evangelizadora e hoje avançamos ainda mais no seu cumprimento, ao avaliarmos e conversarmos sobre as atividades desenvolvidas em nossas comunidades, pastorais e movimentos no decorrer deste ano, na Assembleia Diocesana de Pastoral.
Pudemos nos reunir, guiados pelo Espírito Santo, e vimos que muito já foi feito em nossa caminhada de comunidade de comunidades, mais ainda há tanto a fazer para conseguirmos paróquias renovadas, na Nova Evangelização.
Agradeço a todos os que se envolveram na preparação desta Assembleia. Aos padres responsáveis pela Ação Evangelizadora, Pe. Ademar, que conduziu todos os trabalhos do dia, Pe. Márcio, que junto ao seminarista Mauríco Camatti e a leiga consagrada Severiana Farina, esteve responsável pela secretaria e Pe. Anderson. Também agradeço o trabalho e empenho da Vanice, secretária do Centro de Pastoral e ao Everton e a Lourdes, funcionários da Cúria Diocesana. À Equipe do Movimento de Casais Lareira, que foi responsável pela cozinha, à Equipe Diocesana de Liturgia e dos Servidores do Altar, ao Allisson, a Elke e a Micheli, responsáveis pela Santa Missa e oração agradeço a dedicação e zelo.
Além disso, obrigado a todos os presbíteros, seminaristas e leigos que estiveram presentes hoje na nossa Assembleia, e ainda mais, que se dedicaram aos trabalhos pastorais e paroquiais no decorrer deste ano. Que todos os que foram nomeados e confirmados em suas funções de coordenação e assessoria busquem trabalhar na unidade, lembrando sempre de que formamos uma só Igreja, que “há diversidade de dons, mas um só Espírito” (I Cor 12,4)
Permaneçamos fiéis Aquele que nos chama a cada dia para o serviço da Messe. Que Cristo, o Bom Pastor, nos guie segundo a sua vontade e faça de nós perseverantes, para que sejamos uma Figueira que dê bons frutos. Contando com a intercessão de São João Batista e da Santíssima Virgem Maria, sigamos unidos no Espírito Santo, nos configurando ao Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote.
A todos a minha bênção.