Na Solenidade do sagrado Coração de Jesus, no dia 15/6/2012, nós do Clero da Diocese de Foz do Iguaçu, estivemos reunidos e unidos em Medianeira-PR, para rezar pela nossa santificação.
Iniciamos com a Oração das Laudes. A seguir, na meditação pessoal, lemos e refletimos sobre a Carta aos Sacerdotes, texto elaborado por Dom Pedro Brito Guimarães, com uma mensagem bela e profunda aos presbíteros do Brasil, intitulada “Santificado seja o vosso nome”. Diz Dom Pedro: “Nós bispos amamos os senhores porque são forças vivas da Igreja… Nós os amamos, mais do que os outros; somos solidários convosco; sorrimos com vossas alegrias; sofremos com vossos sofrimentos; sentimos os mesmos sentimentos dos senhores; choramos com as vossas dores; carregamos as mesmas cruzes que os senhores carregam; somos discípulos missionários de Jesus Cristo, como os senhores; pertencemos e servimos a mesma Igreja as quais os senhores pertencem e servem; enfim, somos irmãos…”
Refletimos também sobre a Carta aos Sacerdotes, da Congregação para o Clero. A seguir participamos da Exposição do Santíssimo
Sacramento, momento de adoração a Jesus, presença Real na Eucaristia. A Santa Missa foi concelebrada com a presença dos sacerdotes religiosos e diocesanos, presidida pelo Bispo Diocesano. Na Homilia, o presidente da celebração Eucarística refletiu Jo 19,31-37, e disse, entre outras palavras: O nosso olhar se volta para a Cruz, concentra-se no crucificado. Olhamos hoje o crucificado com os olhos do discípulo amado. O lado aberto de Jesus é o sinal de um Deus que ama até o derramamento da última gota do Sangue, símbolo da vida entregue. “Disse que nossa missão de sacerdotes é Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo. É o amor de Jesus Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Ele envia-nos pelas estradas de nossa Diocese para proclamar seu Evangelho a todos. Foi feita referência ao 14 Encontro Nacional de Presbíteros, que teve como tema: Identidade e espiritualidade do presbítero: “Necessidade de conhecer a pessoa humana para conhecer a Deus, comunhão solidária, cuidado de si e dos outros, oração articulada com o cotidiano do ministério, serviço ao povo pela caridade pastoral, disponibilidade missionária, missão profética, gratuidade, sacrifício e cruz como constituintes da espiritualidade do presbitério e por fim, sentimos a urgência de fazer de todo esse processo uma busca de santidade, com destemor e alegria, testemunhando que somos felizes em nosso ministério”. Concluímos a obra do Senhor nesta manhã na confraternização / almoço, oferecido pela Comunidade do Bairro Condá- Medianeira, à qual agradecemos, pedindo as bênçãos do Sagrado Coração de Jesus sobre todos.