Caro internauta, estou em Visita Pastoral na Paróquia N. Sra. Aparecida em Itaipulândia - PR.

O bispo, como pastor, exerce na VP o seu múnus de ensinar, santificar e reger, levar às comunidades o mandamento: “O Senhor visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar àqueles a quem o Espírito de Deus o chamou a servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.
Por isso, sua presença na Paróquia deve ser um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na paz. A presença do bispo na comunidade revela a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja à volta do seu bispo e da unidade da Igreja universal com o Santo Padre, o Papa.
A VP traz benefício pastoral, espiritual e eclesial ao Povo de Deus. Todos são chamados a se envolverem na preparação do acontecimento. Ela deve ser vista como forma de articulação da pastoral de conjunto. É momento privilegiado para concretizar a Ação Evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo. Ela é forma significativa de sustentabilidade e realização do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, assumido sempre como prioridade paroquial.
A VP permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, a tomar conhecimento das dificuldades do trabalho de evangelização, verificar as velhas estruturas que não evangelizam mais, para depois poder determinar melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica.
Que o Espírito Santo nos assista neste momento importante da Diocese de Foz do Iguaçu e das Paróquias que este ano recebem a VP.