Segue carta enviada pela CNBB ao Santo Padre, por ocasição da 50º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil e também pelo 7º aniversário de eleição como sucessor de Pedro.
Beatíssimo Pai,
Nós, Bispos do Brasil, estamos reunidos desde o dia de ontem, para a Assembleia Geral da nossa Conferência Episcopal, junto do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Somos quase 300 bispos, reunidos para rezar, refletir e tomar decisões para o bom exercício da nossa missão episcopal e para o bem das nossas Comunidades Eclesiais.
Esta é a 50ª Assembleia Geral de nossa Conferência que, neste ano, comemora também o 60º aniversário de sua criação. Nesta reunião jubilar iniciamos as comemorações do 50º aniversário do Concílio Vaticano II, que se estenderão por quatro anos no Brasil; durante esse período, procuraremos ouvir de novo a voz do Espírito, que falou no Concílio Vaticano II, dando especial destaque ao Ano da Fé e ao precioso dom do Catecismo da Igreja Católica.No tema principal de nossa Assembleia Geral – “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja” – queremos acolher melhor em nossas Dioceses a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, de Vossa Santidade. Somos ministros e servidores da Palavra de Deus para nossos irmãos e para o mundo.
Santo Padre, ao recordamos hoje o 7º aniversário de sua eleição, como Sucessor de Pedro, queremos expressar nossas especiais congratulações a Vossa Santidade. Nesta manhã, já oferecemos a Santa Missa em sua intenção, pedindo que o Senhor Ressuscitado o fortaleça e o conserve com saúde, para confirmar os irmãos na fé. Que o Espírito Santo o assista sempre no exercício do Ministério Petrino.
Elevamos nossa ação de graças pelo dom que Deus fez à Igreja, ao chamar Vossa Santidade ao Pontificado neste momento particularmente exigente da vida da Igreja, no início do século XXI. A profundidade dos documentos que Vossa Santidade tem dado à Igreja, a clareza de seus pronunciamentos, a busca da comunhão que transparece em suas decisões, são inspiradoras para o exercício do nosso ministério pastoral e nos encorajam a continuarmos a ser sempre fiéis a Nosso Senhor e ao Evangelho, mesmo em meio a dificuldades, incompreensões e sofrimentos. Pedimos que o Espírito de Deus fortaleça e conforte o coração de Vossa Santidade e o recompense pelo valioso serviço prestado a toda a Igreja e à humanidade.
Santidade, a Igreja no Brasil, com seus jovens, prepara-se, com alegre expectativa para a próxima Jornada Mundial da Juventude, em julho do próximo ano, no Rio de Janeiro. Temos a certeza de que esse novo encontro do Papa com os jovens do mundo inteiro trará muitos frutos para a nova evangelização e a transmissão da fé cristã.
Ao manifestarmos nossa adesão e fidelidade ao Magistério do Sucessor de Pedro, invocamos para nós, para nossos fiéis e todo o povo brasileiro sua paterna Bênção Apostólica.
Aparecida, 19 de abril de 2011
P. nº 0357/12
Raymundo Cardeal Damasceno Assis Arcebispo de Aparecida Presidente da CNBB | Dom José Belisário da Silva Arcebispo de São Luís do Maranhão – MA Vice-presidente da CNBB | |
Leonardo Ulrich Steiner Bispo Auxiliar de Brasília - DF Secretário Geral da CNBB | ||