O Rex Gentium!

Rei das Nações, Rei das Gentes - assim a Antífona deste dia 22 aclama o Messias que virá. Várias vezes os profetas anunciaram que o Messias seria rei descendente de Davi. Mas, sobretudo com o Profeta Isaías (cf. 11,10) e com os Salmos (cf. 71/72) firmou-se profundamente a convicção de que o seu reinado não se limitaria somente a Israel: ele reinaria sobre todas as nações e nele toda a humanidade seria salva; ele seria luz para iluminar as nações e glória do povo de Deus, Israel (cf. Lc 2,29-32)! Eis alguns versículo do salmo 71/72 que ilustram bem a realeza universal do Messias:

 Ó Deus, concede ao rei teu julgamento

e a tua justiça ao filho do rei;

que ele governe teu povo com justiça,

e teus pobres conforme o direito.

Com justiça 

ele julgue os pobres do povo, 

salve os filhos do indigente 

e esmague seus opressores.

Que ele dure sob o sol e a lua,

por geração de gerações;

que ele desça como chuva sobre a erva roçada, 

como chuvisco que irriga a terra.

Que em seus dias floresça a justiça 

e muita paz até ao fim das luas; 

que ele domine de mar a mar, 

desde o rio até aos confins da terra.

Os reis de Társis e das ilhas 

vão trazer-lhe ofertas;

todos os reis se prostrarão diante dele, 

as nações todas o servirão.

Que orem por ele continuamente!
Que o bendigam todo o dia!

Que seu nome permaneça para sempre, 

e sua fama dure sob o sol!

Nele sejam abençoadas as raças todas da terra,
e todas as nações o proclamem feliz!


Assim, Aquele que o ventre da Virgem gerou não somente realiza as profecias de Israel, mas é também o Desejado dos povos, aquele que satisfaz os melhores desejos e sonhos da humanidade toda. A ele todos os povos virão! São Mateus diz isso com a narrativa dos Magos, que vêm de longe seguindo a estrela do Rei dos judeus (cf. Mt 2,1-12); São João exprime essa mesma idéia com os gregos que pedem para ver Jesus (cf. Jo 12,20ss); e São Paulo fala do Mistério escondido nos séculos e agora revelado (cf. Ef 3,1ss): em Cristo, os pagãos também são chamados à salvação. Por isso mesmo, o Apóstolo chama Jesus de pedra angular - a pedra que une as duas colunas do arco e as sustenta. Cristo é pedra angular porque une judeus e gentios num só novo povo: a Igreja, Israel da nova e eterna Aliança, cumprimento das profecias de Israel e dos desejos dos pagãos (cf. Ef 2,11ss).
Finalmente, ante tão grande Messias, a Antífona termina com uma súplica surpreendente, bela e profunda: "Vinde e salvai o homem que do limo formastes". Que significa isso? Que esse Rei dos povos é também o criador e o modelo de todo homem: ele nos formou do pó da terra, de modo que trazemos em nós a sua imagem e quanto mais parecermos com ele, mais seremos nós mesmos!

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