Violência tem motivação religiosa?


Caro amigo, a sabedoria do Santo Padre: a ausência de Deus causa a violência – e de modo intrínseco. A religião pode causar violência, quando é deturpada na sua natureza...  
Para sua reflexão... mensagem do Santo Padre em Assis. 

Se hoje uma tipologia fundamental da violência tem motivação religiosa, colocando assim as religiões perante a questão da sua natureza e obrigando-nos a todos a uma purificação, há uma segunda tipologia de violência, de aspecto multiforme, que possui uma motivação exactamente oposta: é a consequência da ausência de Deus, da sua negação e da perda de humanidade que resulta disso.
Como dissemos, os inimigos da religião vêem nela uma fonte primária de violência na história da humanidade e, consequentemente, pretendem o desaparecimento da religião. Mas o «não» a Deus produziu crueldade e uma violência sem medida, que foi possível só porque o homem deixara de reconhecer qualquer norma e juiz superior, mas tomava por norma somente a si mesmo. Os horrores dos campos de concentração mostram, com toda a clareza, as consequências da ausência de Deus.

 

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo