Um padre separado do seu bispo, sem comunhão com o seu bispo não pode celebrar. Não pode dizer: "Nós te oferecemos o sacrifício".
A Igreja é chamada a governar e guiar, com autoridade de Cristo, a porção do Povo de Deus e agir em seu nome e missão. A grande obediência de Cristo ao Pai Deus lhe confiou. Jesus, o Pastor, quis que o Colégio Apostólico, hoje os bispos, em comunhão com o sucessor de Pedro, e os sacerdotes, seus mais próximos colaboradores, participassem desta missão de se ocupar do povo de Deus, de ser educadores na fé, orientando, animando a comunidade cristã. A orientação dos presbíteros em relação ao bispo deve ser de representá-lo e agir em seu nome e missão. A grande obediência de Cristo a seu Pai concretiza-se na obediência dos presbíteros ao seu bispo e do bispo ao Papa.
O bispo exerce a plenitude do sacerdócio de Jesus Cristo, associando-se aos sacerdotes que pregam juntamente com ele a Palavra de Deus, administram os sacramentos, e governam a Igreja de Deus através do acolhimento, do discernimento e da unidade dos carismas da comunidade em geral.
O bispo torna-se pai precisamente porque é filho da Igreja. Em virtude da plenitude do sacramento da Ordem, é mestre, santificador e Pastor, que age em nome e na pessoa de Cristo.
A fecundidade pastoral do bispo depende do seu zelo apostólico, da sua coragem e da sua caridade, mas arraiga-se ainda mais profundamente no seu Coração de Filho de Deus, sempre aberto ao Coração do Pai na oração, sempre pronto a obedecer à sua santa vontade, a fim de que o mundo saiba que o Amor que Ele anuncia reina antes de tudo no seu próprio Coração.
20 de outubro de 2011
1º Aniversário de Nomeação Episcopal – Foz do Iguaçu
1º Aniversário de Nomeação Episcopal – Foz do Iguaçu
Dom Dirceu Vegini
Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu
Bispo Diocesano de Foz do Iguaçu

Paz e Bem!
Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Dirceu Vegini, Bispo da Igreja Particular de Foz do Iguaçu,
É com grande alegria que nesta data, 20/10, comemoramos um ano de sua nomeação para nossa amada Diocese de Foz.
O trabalho por aqui é grande. A realidade é desafiadora. Mas a Graça de Deus é maior, muito maior.
Que o Espírito Santo lhe impulsione cada vez mais nessa Missão, dando força para guiar esse rebanho que, com certeza, é seu! Confiado a ti pelo Pai do Céu; Ele sabe quem Envia e onde Envia, por isso tenha certeza que nós, a Diocese de Foz, te amamos muito!
Somos gratos a Deus por nos ter confiado a ti, e ao sr, Dom Dirceu, por todo amor, carinho e dedicação que tem tido para conosco!
Amamos nosso Bispo Diocesano!
Amamos nossa Igreja!
Um Fraterno Abraço! Parabéns!
Everton dos Santos Alchapar
Paróquia São Francisco de Assis - Morumbi/Foz
Dom Dirceu Vegini,
Sua bênção...
Sua presença em nosso meio nos trás grande alegria, força, motivação para trabalhar na construção do Reino em nossa diocese...
Sabemos que os desafios estão aí nos cercando, mas com Cristo tudo podemos e tudo faremos...
Que Deus o abençoe... Conte sempre com nossas orações e nós contaremos contigo por muitos e muitos anos ainda!!!!
Obrigado pelo belíssimo trabalho realizado até aqui, e desde já obrigado pelo que há de vir!
Que Maria, aqui sobre o título de Nossa Senhora de Guadalupe, e São João Batista intercedam pelo sr. sempre!
Alex N. de Souza
Par. São Francisco - Foz do Iguaçu