"Tendes um só mestre"

Eis, para sua edificação, caro Internauta: é do comentário do Evangelho de Lucas, de Santo Ambrósio (340-397), Bispo de Milão e Doutor da Igreja.

«Nenhum servo pode servir a dois senhores». Não quer dizer que haja dois: há um único Mestre. Porque, mesmo se há pessoas que servem o dinheiro, este, contudo, não possui qualquer direito para ser seu mestre; elas é que querem carregar o jugo da escravatura.
Na verdade, não se trata de um poder justo mas de uma escravatura injusta. É por isso que Jesus diz: «Fazei amigos com o dinheiro desonesto» para que, pelas nossas prodigalidades para com os pobres, obtenhamos o favor dos anjos e dos outros santos.
O intendente não é criticado: aprendemos assim que não somos senhores, mas apenas intendentes das riquezas de outrem. Embora tenha cometido uma falta, ele é louvado porque, dando aos outros em nome do seu senhor, conseguiu apoios. E Jesus bem fala de «dinheiro injusto», porque a avareza tenta as nossas inclinações pelas variadas seduções das riquezas, a ponto de nos querermos tornar seus escravos. É por isso que ele diz: «Se não sois dignos de confiança com os bens dos outros, quem vos dará o vosso?»
As riquezas nos são estranhas porque estão fora da nossa natureza; não nascem conosco, não nos seguem quando morrermos. Cristo, pelo contrário, é nosso porque é a vida... Não sejamos escravos dos bens exteriores porque apenas devemos reconhecer a Cristo como nosso Senhor.

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo