PRIMEIRA PÁSCOA NA DIOCESE

Enviado por Deus à Diocese de Foz do Iguaçu, recebi d’Ele a graça de celebrar a primeira Páscoa com este amado povo de Deus.
Marcante foi a Missa do Crisma (da UNIDADE) celebrada em Medianeira e, os ritos especiais da Semana Santa, celebrados na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.
No Domingo de Ramos abrimos a Semana Santa como última etapa de preparação para celebrar a Páscoa na Ressurreição. Na procissão, com ramos, proclamamos que Jesus é o Messias, o Ungido. Levamos os ramos abençoados para casa para confeccionar as cinzas para  a quarta-feira de cinzas de 2012. Tais ramos nos lembram que estamos unidos a Cristo na doação de nossa vida para edificarmos a cultura da vida.
O Tríduo pascal da Paixão, morte e Ressurreição do Senhor foi iniciado com a missa vespertina da Ceia do Senhor, dando destaque ao exemplo de Jesus que lavou os pés dos discípulos. Para o rito do lava-pés, o presidente da celebração chamou doze pessoas no meio da comunidade. Foi uma celebração festiva, com flores, velas, cânticos, fogos de artifício. Saímos desta celebração convictos de que o gesto de Jesus, o lava-pés, é sinal de amor e serviço incondicionais a ser imitado por todos nós.
Na Sexta-feira da Paixão celebramos a morte vitoriosa de Jesus que venceu a violência, toda forma de maldade e egoísmo que impede a realização plena do Reino de Deus. Ouvimos na narração bíblica, que de seu lado aberto jorram sangue e água que nos comunicam seu próprio coração, implantando-o em nosso peito.
A Vigília Pascal foi muito bem preparada pelas equipes e participada por muitos  fiéis. Nesta principal celebração do ano litúrgico, durante a  liturgia batismal, um adulto, uma adulta e duas crianças foram batizadas. Celebração esta rica em gestos simbólicos:  círio, luz, água, palavra proclamada, batismo, pão, vinho: sinais estes que realizaram o que significam.
O Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor foi celebrado com a procissão da Ressurreição e Santa Missa, às 06h00, surpreendendo a todos pelo número de fiéis presentes.
Assim, com a Ressurreição do Senhor, participamos da vida nova de ressuscitados que deve nos levar a agir conforme o projeto de Deus, na abertura do coração para acolher o outro e construir atitudes pautadas pela justiça.
Agora estamos no Tempo Pascal, festa de cinqüenta dias. Vamos celebrar este tempo no Domingo - Dia do Senhor- participando da Santa Missa e, onde não houver possibilidade da Santa Missa, vamos celebrar a Palavra em nossas comunidades, com destaque aos Grupos de Famílias, para que a Palavra de Deus aqueça o nosso coração no nosso caminho. Vivamos este Tempo Pascal com alegria e que os gestos expressem os nossos sentimentos de louvor.
Agradeço a todas as pessoas que contribuíram com seu tempo e seus dons na preparação da Semana Santa em nossa Catedral.  Nossa gratidão  pela presença do Diácono Moisés e do Rodrigo. Vivamos agora com intensidade o Tempo Pascal, impulsionados pelo Espírito Santo à missão de anunciar a todos a Ressurreição de Cristo. Que o Círio Pascal, que será aceso solenemente neste tempo, nos faça proclamar: "Bendito sejais, Deus da vida, pela Ressurreição de Jesus Cristo, e por esta luz radiante" que contagia a nossa vida! 
Um excelente Tempo Pascal a todos os meus amados diocesanos e diocesanas.


 D. DIRCEU VEGINI





***





***













  










































Foto: Thiago - Catedral Diocesana

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo