aos diocesanos...

Caros amigos internautas, segue carta que enviei a toda diocese na tarde de hoje (25/02). 
Boa leitura...
 
No dia 23 de fevereiro de 2011, na Cúria Diocesana, tivemos a coletiva com a imprensa, com a presença do Chanceler-  Pe. Antonio, Vigário Geral - Pe. Sérgio, Pároco da Catedral - Pe. Divo, Coordenador da obra da Catedral - Pe. Paulo. No encontro lançamos, diante da imprensa, a Campanha da Fraternidade de 2011, cuja abertura oficial acontecerá no dia 9 de março, quando do início do Tempo Quaresmal.
O Pe. Sérgio falou do tema da CF/2011, que visa o respeito à vida do planeta, com reflexão sobre o aquecimento global e mudanças climáticas. Quais seriam as causas dessas mudanças na natureza? Um processo próprio da natureza? Interferência do homem na natureza, com emissões de gazes de efeito estufa, causados pela industrialização? Nossa temática aponta para a segunda causa, ou seja, as alterações da natureza, causadas, por exemplo, pela derrubada das florestas. Nosso planeta precisa sobreviver. Não podemos ficar indiferentes em relação ao futuro de nosso planeta terra. A vida do planeta pede socorro. Por isso temos como objetivo da CF/2011, conscientizar a todos sobre a gravidade em que vive o planeta, nossa casa. É preciso conversão ecológica, pois o aquecimento do nosso globo é fruto da ação humana.
A CF/2011 ajuda a bem vivermos a Quaresma, tempo em que o Papa Bento XVI nos pede para darmos importância ao Batismo. No Batismo nascemos de novo. A nossa conversão deve ser também em relação ao cuidado com a Criação, que Deus confiou ao ser humano. Assim a vida irá explodir para todos nós na Páscoa do Senhor. É preciso soprar de novo sobre a natureza para que recupere a vida que o ser humano lhe roubou. O que fazer? - Usar sacolas de algodão e não sacolas plásticas; - usar lâmpadas econômicas que consomem menos e duram mais; - controlar o uso da água; - coleta seletiva do lixo (reciclagem), entre outros gestos concretos. No grito de dor a vida rompe as barreiras. A vida vence, pois a vida é parte integrante do grande projeto divino.
(Foto: rádio Cultura de Foz do Iguaçu)

Na coletiva com a imprensa prestamos conta da arrecadação da campanha SOS Sudeste. Foi arrecadado um total de R$ 40.522,96. A cúria entregou o chegue para a Cáritas Diocesana, na pessoa do Pe. Sérgio, e a mesma enviou para a Cáritas Brasileira para que distribua estes recursos aos flagelados, conforme as necessidades dos mesmos. Agradeço a todos os diocesanos por mais este gesto de solidadriedade. Sabemos também que muitas pessoas ajudaram famílias atingidas pela enchente no Jardim Manaus. Gratidão a todos. Após a coletiva foi oferecido café aos participantes, na residência episcopal - café do Bispo com a imprensa.
 
+ Dirceu Vegini

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo