"Família e valores"


O Clarim do Anjo entrevistou Dom Dirceu Vegini sobre a família.


Clarim do Anjo: Quando acontece a Semana Nacional da Família?
Dom Dirceu: Será celebrada nos dias 8 a 14 de agosto, tendo o seu  início no dia dos pais. Detaca, de início, a missão do pai na familia. Sabemos quanto o pai é importante em nossa família. Convidamos todas as nossas comunidades eclesiais a refletir sobre os valores humanos e cristãos.

Clarim do Anjo: Como realizar a semana da família em nossas comunidades?
Dom Dirceu: Convidar todas as pastorais e movimentos para refletir sobre a qualidade dos relacionamentos familiares. Empenhar-se para edificar nossas famílias em bases sólidas e construir um mundo melhor para as novas gerações. Dar destaque à oração e valorização dos valores do matrimônio, da família e da vida.

Clarim do Anjo: Qual é a proposta da Pastoral Familiar?
Dom Dirceu: A Pastoral Familiar tem como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver com dignidade, estabelecer relacionamentos e formar novas gerações conforme o plano de Deus.

Clarim do Anjo: Sobre a missão da Pastoral Famliar...
Dom Dirceu: A Pastoral Familiar em nossa Arquidiocese faz parte da Comissão 7- Comissão Família e Vida - tem como missão a defesa e a promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores humanos e cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares, enfim fazer da famíia uma comunidade cristã.

Clarim do Anjo: A Pastoral Familiar trabalha isolada?
Dom Dirceu: Sendo a família o alicerce da Igreja e da sociedade, a família deve estar no centro de todas as pastorais e movimentso eclesiais. Tudo começa com a família. Como bem falou o saudoso Papa João Paulo II: "O futuro da humanidade passa pela família". Acima de tudo é preciso ter respeito com todos os membros da família. O outro é um presente de Deus, é alguém único e original.

Clarim do Anjo: Sobre a adoção, o que diz a Igreja?
Dom Dirceu: Cito Evangelium vitae,93: "O verdadeiro amor paterno e materno sabe ir além dos laços da carne e do sangue para acolher também as crianças de outras famílias, oferecendo-lhes quanto seja necessário para a sua vida e o seu pleno desenvolvimento".
É preciso considerar que toda criança tem direito de ser educada no matrimônio, tendo referências seguras para amadurecer a própria formação humana.

Clarim do Anjo: O que podemos fazer, concretamente, em favor da família?
Dom Dirceu: Valorizar o ser humano desde a concepção até a morte, a fim de que a família seja um santuário de vida, regeitando todas as manifestações a favor do aborto. Em se falando do aborto, nestas eleições vamos votar contra quem é a favor do aborto. Também despertar na família a sua função de educadora, onde se aprendem os valores humanos e evangélicos para preparar as novas gerações para o matrimônio. É preciso ainda motivar o sentido missionário da família, considerando que é a família que evangelizará a família. Assim, a Missão Continental, deve começar na família.

Clarim do Anjo: Qual a importãncia dos Grupos de Reflexão para as famílias?
Dom Dirceu: Com a Bíblia na mão, nosas familias podem acolher a palavra de Deus, tendo na Palavra a fonte inspiradora de vida. Bíblia na vida e vida na Bíblia. O Grupo de Reflexão facilita a convivência de pessoas que moram perto umas das outras, facilitando o relacionamento e o conhecimento das situações e sonhos de cada membro. Devem, tais Grupos, ser sustentados na Palavra, na Eucaristia e na Caridade. O conhecimento da realidade do outro ajuda a assumir gestos de solidadriedade. Além disso, os Grupos de Reflexção dspertam novos ministérios para atender às necessidades pastorais da comunidade paroquial.

Clarim do Anjo; E o pai do Dom Dirceu, como vai?
Dom Dirceu: Aprendi os valores humanos e cristãos com meus pais. Meu pai, dia 23/8, com a graça de Deus, vai completar 92 anos de vida. Sempre é motivo de muita alegria poder encontrá-lo, na terra natal, para transmitir meu abraço e agradecer-lhe por tudo o que fez e faz por mim. Ah, meu pai é devoto de N Sra. do Carmo.

Clarim do Anjo: Enfim, deixe uma mensagem aos pais.
Dom Dirceu: A exemplo do padre que é pai, nosso pai também está no coração de Jesus. Concluído o ano sacerdotal, que nossos pais sejam, cada um em sua família, sacerdotes. Obrigado pais pela vossa vocação para o amor.. Meu abraço a todos os leitores deste eficaz informativo paroquial. Que Deus Pai a todos abençoe.

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo