A Palavra de Deus, segundo os bispos reunidos em Assembléia Geral da CNBB, germina na vida da Igreja e é autenticamente interpretada por meio do Magistério do papa e dos bispos em comunhão com ele. A Palavra de Deus é vida e continua viva nas comunidades cristãs. É preciso que todos nós, discípulos e discípulas de Jesus nos deixemos alcançar pela palavra do Mestre; ela é a alma de toda a ação evangelizadora da Igreja.
O anúncio e acolhida da Palavra são fundamentais para a vida e a misão da Igreja e ocupam lugar central na liturgia, afirma o XVI Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Curitiba. A proclamação da Palavra na liturgia torna-se para os discípulos e discípulas de Jesus fundamental escola da fé.
O Ministério da Palavra e o ministério da catequese são como que dois lados de uma medalha. Por isso é essencial que nossa catequese seja permanente, sendo um processo de iniciação na vida cristã. A acolhida da palavra de Deus deve conduzir o catequizando ao encontro pessoal com a pessoa de Jeus Cristo.
Louvemos a Deus pelos milhares de catequistas em nosso país que, a partir do encontro pessoal com o Senhor, a exemplo dos discípulos de Emaús no passado, fazem hoje o anúncio de Jesus Cristo aos catequizandos, conduzindo-os ao verdadeiro Caminho, para torná-los verdadeiros agentes da missão..
Dom Dirceu Vegini