Em junho de 2008 dom Dirceu visitou a Paróquia São Pedro e São Paulo de Curitiba. Segue parte da mensagem do bispo auxiliar no final da Visita Pastoral:
- Continuem construindo uma Igreja forte, madura na fé, missionária, celebrativa, fazendo da Paróquia uma rede de comunidades.
Para tanto coloquem em prática o XVI Plano de Ação Evangelizadora, com destaque a prioridades, conforme a realidade da comunidade.
- È preciso continuar investindo na pessoa, na comunhão dos corações, na amizade, no apoio mútuo, na acolhida dos diferentes, precisamos consolidar uma Igreja toda ministerial.
- Agentes de Pastoral: Devem exercer o ministério da coordenação, a exemplo de Jesus - Bom Pastor - que não fez tudo sozinho, mas formou um grupo, preparou, conquistou a confiança e delegou responsabilidades. Que todo agente de pastoral tenha muita motivação pelo projeto de Jesus, simplicidade, alegria. Pastoral sem oração é semear na rocha. E a oração culmina na liturgia. Sejam uma Igreja de braços abertos, acolher e valorizar a todos - Ir ao encontro dos afastados e daqueles, que com nossas atitudes, afastamos da Igreja.
- Sejamos uma Igreja atrativa pela força do amor. Acolher o amor do Pai, amá-lo e amar os irmãos, irmãs.
- A comunhão entre nós motivou a participação eclesial. Encantados por Jesus Cristo e pela Igreja, encantar e atrair a todos para que façam a experiência do encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo.
- Passar de uma Pastoral de manutenção para a Pastoral Missionária (DA). Ir ao encontro dos afastados, de modo organizado, com maior dinamização dos setores, ter simplicidade, humildade, verdade, amor e respeito a todos. Tenham objetivos claros, saber o que se quer e avançar, sempre avançar. Ter suficiente esperança, em meio aos desafios, para ser feliz.
- Proximidade: A Igreja precisa ser mais próxima do povo, ser missionária, acolhedora e misericordiosa. Não deixar o povo como ovelhas sem pastor". Daí a necessidade de investir em novos ministérios (descentralizar).
- É preciso fazer a redescoberta da cidade como lugar da presença de Deus. A Igreja precisa atingir nos prédios e condomínios. Ouvir os jovens, ver o rosto e as particularidades dos jovens na cidade.
- Cultura urbana e pastoral: eis o desafio. Precisamos evangelizar a cidade como um grande desafio, uma grande urgência.
+ Dirceu Vegini
Bispo Auxiliar de Curitiba - Região Episcopal Norte.
Síntese da Mensagem da Visita Pastoral
Tecnologia do Blogger.
Caríssimo Dom Dirceu,
Estamos coordenando um grupo de missionários da Paróquia Santo Agostinho para atender uma comunidade carente de Almirante Tamandaré: Novos Horizontes.
O XVI Plano de Ação Evangelizadora da Arquidiocese é um instrumento de motivação para nosso serviço. E, sem dúvida, a oração, manter-se instrumento do Espírito Santo, tem sido o que nos socorre e ampara nos momentos de turbulência.
Paz e Bem!
Rosangela e Evandro Vegini