
"O bispo auxiliar é o principal colaborador do arcebispo no governo da Arquidiocese. Por este motivo se considera o bispo auxiliar como irmão, tornando-o participante dos seus projetos pastorais, das providências e de todas as iniciativas arquidiocesanas, a fim de que na recíproca troca de opiniões procedam na unidade de intenções e na harmonia do empenho." Na posse de Dom Dirceu, nosso Pastor Dom Moacir afirmou: "Agradeço a Deus este presente para a nossa Arquidiocese e eu o recebo de braços abertos como um pai e irmão”.
Neste Ano Sacerdotal, rezemos por Dom Dirceu, em ação de graças pela sua presença entre nós e pelo seu aniversário de posse como Bispo auxiliar em nossa Arquidiocese.
"Com humildade farei o que me for possível realizar e, com humildade, confiarei o resto ao Senhor", disse Dom Dirceu.
"Nascido em 14 de abril de 1952, no município de Massaranduba/SC ele entrou no Seminário dos padres Salesianos em 1965. Cursou filosofia na Faculdade Associada do Ipiranga (FAI) de 1974 a 1976, como seminarista do Instituto Missões Consolata e de 1979 a 1982 fez o curso de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Recebeu a sagrada ordem do diaconato em 08 de dezembro de 1983 e foi ordenado sacerdote no dia 21 de janeiro de 1984, em sua terra natal e incardinado na Diocese de Apucarana. No dia 10 de março de 1984 tomou posse nas paróquias: Nossa Senhora de Lourdes de Jacutinga, Bom Pastor e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ivaiporã/PR. No dia 03 de março de 1988, assumiu o ofício de pároco da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Colorado/PR. Durante 22 anos de sacerdócio dedicou 18 à paróquia de Colorado."