Mensagem do Sem. Guilherme Schmitt de Curitiba.



Conheci o Padre Dirceu Vegini no dia de sua ordenação episcopal, em Apucarana, quando se tornou Dom Dirceu. Estava junto ao pessoal que veio de Curitiba prestigiar a cerimônia. Particularmente a missa me marcou muito, pela simplicidade, mas ao mesmo tempo pela beleza com a qual tal Liturgia foi conduzida pela comunidade local. A partir daí, o novo bispo seria conduzido à Arquidiocese da Capital do Estado do Paraná, para desempenhar o trabalho que lhe foi confiado pelo Santo Padre.
Como pertencente à Congregação da Missão (padres vicentinos), residindo em Curitiba, acompanhei vários passos de seu ministério nesta cidade. Nossa Congregação foi agraciada pela presença de Dom Dirceu em várias ocasiões que se fez necessário o Bispo. Desde ordenações, sejam diaconais ou presbiteriais, até posses de párocos, ou até mesmo num almoço festivo com os padres e seminaristas, sua pessoa sempre esteve marcada pela inigualável simpatia e cordialidade para com todos os que lhe acorressem. Nas Liturgias, Dom Dirceu dá-nos uma lição de fidelidade aos preceitos da Igreja; porém, nos deixa absolutamente tranqüilos e sem o já tradicional “medo” de cometer alguma falha durante o ritual. Tive a oportunidade de ser mestre de Cerimônias em várias Missas nas quais ele presidiu, e pude perceber claramente a solicitude pastoral na Celebração de tão precioso Sacramento, com toda a piedade e atenção que o povo de Deus merece.
A família vicentina sente-se honrada por poder estar partilhando essas e outras alegrias com nosso querido pastor. Mais do que simplesmente pastor, representante legítimo de Cristo, temos conosco alguém que nos traz a singeleza da amizade sincera, da amizade desinteressada, que procura a felicidade e a segurança dos seus.
Desejamos a ele, muitas felicidades nesta data mais do que importante: unimo-nos em oração, recomendando-o a Deus para que o confirme em sua resposta generosa à vocação assumida perante toda a Igreja, unicamente na esperança da Salvação do Povo de Deus, Povo de alegrias e tristezas, Povo que luta pela sua dignidade e conta com o auxílio dos seus pastores para que jamais lhe falte “vida e vida em abundância”.
Parabéns por seu jubileu sacerdotal, Dom Dirceu, a ti o nosso carinho e a nossa gratidão!



Sem. Guilherme Schmitt Dotaf – Curitiba-PR

Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário!

Tecnologia do Blogger.

Arquivo